Mery Tembe de 59 anos, vive com seu marido e 2 filhos é participante do grupo de agricultura de Gogoza em Ponta de Ouro desde 2023. Ela divide o seu tempo entre o cuidado da casa e agricultura.

Mery conta que, antes de participar no projeto Kuvikela, se sentia sacrificada, pois a agricultura era a única alternativa em que confiava para o sustento de sua família, no entanto, não fazia ideia de como melhorar a produtividade nos seus solos pobres e muito arenosos sem gastar muito dinheiro.
Ler Mais
Quando teve conhecimento da componente agrícola liderada pela ADRA Moçambique na iniciativa de Adaptação Baseada em Ecossistemas às Alterações Climáticas na Área de Protecção Ambiental de Maputoapelidada Kuvikela (que significa prevenir em língua local) preferiu apostar, embora inicialmente reticente, em participar na Escola na Machamba do camponês e diz ter aprendido muitas técnicas que impactam positivamente sua capacidade de produzir : “….. agora sei como produzir mais com esta terra: agora ja nao gasto estrume, ponho de forma locaizada no covaxo onde semeio e ainda protejo com capim para manter a humidade por mais tempo. Agora minha produção consegue alimentar minha família e consigo até vender.”



Ver mais
Mery conta também que as feiras comunitárias de venda de produtos agrícolas que o projecto tem promovido tem sido uma grande alavanca para as ligações dos membros do seu grupo de agricultura ao mercado local de produtos agrícolas: “…. eu por exemplo não tinha o hábito de cultivar feijão jugo, hoje produzo e vendo e chego a conseguir 1000 Mt por feira. O dinheiro que ganho é poupado no grupo de Poupança e Crédito Rotativo (PCR) e chega a gerar 10% de lucro no final do ciclo, permitindo -me pagar algumas despesas grandes como matriculas das crianças e adquirir aqueles insumos agrícolas não disponibilizados pelo projecto.”
O Kuvikela, está a ser implementado em 20 comunidades do distrito de Matutuine (postos administrativos de Zitundo, Machangulo e Bela vista) e nas 3 comunidades do distrito Municipal de KaNyaka. O projecto de cinco (05) anos é financiado pelo @BAF e está sendo implementado desde Julho de 2022 por meio de um consórcio liderado pela @Peace Parks Foundation, em parceria com a @ADRA (@ADRA Mozambique e @ADRA Deutschland e.V.), @Livaningo, @AMA-Associacao do Meio Ambiente e @Centro Terra Viva (CTV), e já alcançou 3.076 pessoas (2193 mulheres e 883 homens) das 6305 previstas.