Tomac

ADRA Engajada na Prevenção da COVID-19 e Fortalecimento da Resiliência Comunitária na Província de Maputo

Numa altura em que Moçambique lamenta centenas de mortes resultantes da COVID-19, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistênciais (ADRA) está apoiar cerca de 1.000 famílias desfavorecidas a nível da Província de Maputo com vista a prevenção contra o vírus e a manter os seus meios de subsistência, apesar dos efeitos nefastos da pandemia.

Classificado pelo Fundo Monetário Internacional como um dos 10 países mais pobres do mundo, Moçambique registou o seu pior pico de casos e mortes por coronavírus no último verão de 2021, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

“A situação está muito difícil no nosso país”, diz Primrose Karuma, Assessora de Saúde da ADRA Moçambique. “As dificuldades financeiras e a perda de vidas causadas pela pandemia estão a empurrar a população a níveis mais elevados de pobreza, razão pela qual lançamos este novo projecto intitulado Juntos Mais uma Vez contra a COVID-19 com vista a combater esta pandemia e os seus efeitos. O projecto está a ser implementado em parceria com a Viamo e a Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais”. Este projecto surge em seguimento de um projecto Piloto implementando na mesma província em 2020 que contou igualmente com assistência do Ministério de Saúde em equipamentos médicos orçados em mais de 500,000 Dólares. Para responder à esta crise, a ADRA está proceder a distribuição de kits de higiene incluindo máscaras, higienizadores das mãos e sabão líquido às famílias vulneráveis na região sul do País

Join Our Team

Cada kit inclui um balde com torneira com o objectivo de criar uma simples estação de lavagem das mãos. Os voluntários treinados da ADRA, incluindo o Ministério de Saúde, líderes religiosos, estão a partilhar informações precisas relativamente às práticas básicas de higiene, prevenção e vacinação contra a COVID-19. No distrito de Boane, o projecto está a beneficiar cerca de 500 vendedores que estão em elevados riscos de contaminação pela COVID-19, à medida em que interagem com o público. No distrito de Matutuíne, a ADRA está a assistir 500 famílias das mais vulneráveis, sobretudo as chefiadas por mulheres ou crianças.

O apoio da ADRA vai muito além de satisfazer às necessidades imediatas de um sistema de saneamento melhorado. A ADRA está apoiar os vendedores a encontrar meios alternativos de fazer negócios com vista a minimizar a sua exposição à COVID-19, tais como operar a partir de casa e não nos mercados públicos, bem como treiná-los em outras formas de geração de renda, sobretudo na produção de máscaras. Com vista a melhorar a dieta nutricional dos 500 agregados familiares vulneráveis, a ADRA providenciou apoio na criação de hortas caseiras utilizando uma agricultura

inteligente do ponto de vista climático. As famílias beneficiaram de kits de sementes de hortícolas e apreenderam a cultivar variedades como abóboras que são resistentes à seca as quais também proporcionam um valor nutricional muito elevado com mínimos requisitos de tempo e mão-de-obra. “O nosso objectivo é ter 500 hortas caseiras cultivadas e a produzirem”, diz Karuma, tendo acrescentado “com o apoio da ADRA, estas famílias estarão devidamente equipadas para se alimentar e se auto-sustentarem, mesmo após a pandemia”.

Junte-se a nossa equipe

Educar o público sobre a COVID-19

A ADRA está igualmente a lançar uma campanha de informação ao público nos distritos de Boane e Matutuíne visando sensibilizar cerca de 295113 habitantes daqueles distritos, relativamente às boas formas de prevenção contra a COVID-19. “Boane e Matutuíne são distritos perféricos, e as populações não têm acesso à informação adequada relativamente a prevenção e vacinação contra a COVID-19 visto que esta não está disponível em suas línguas locais.[3] “A ADRA está a trabalhar de modo a preencher estas lacunas significativas de desinformação” sublinhou Primrose. Cerca da metade da população Moçambicana não fala e nem entende o português, a língua oficial do país. A taxa de iletrados é de apenas 28% para as mulheres e 60% para os homens, segundo os dados da USAID.[4]

Com vista a alcançar estas populações desfavorecidas, a ADRA está a disseminar informação através de mensagens-áudio em línguas locais, Xangana e Ronga. Estas mensagens são transmitidas na rádio e são facilmente acessadas através dos telemóveis das populações por via de um serviço de informação gratuito 3-2-1 do país. A ADRA está igualmente a difundir informação em locais públicos através de cartazes e panfletos ilustrativos que possam ser compreendidos mesmo por pessoas que não saibam ler

“A campanha de sensibilização da ADRA centra-se em maximizar as hipóteses de acesso dos mais vulneráveis à vacina da COVID -19, esclarecendo mitos e equívocos relativamente ao vírus e à vacina, apoiando as pessoas na tomada de decisões conscientes sobre a vacinação e prevenção da COVID-19”, diz Karuma. A ADRA tem estado a trabalhar durante este período da pandemia com vista a proteger as comunidades da COVID-19 em Moçambique. De Junho a Setembro de 2020, a ADRA distribuiu kits de higiene à 620 famílias nas zonas suburbanas da capital do país, Maputo.

Em 2021 a ADRA providenciou baldes com torneira, sabão líquido bem como máscaras às famílias mais vulneráveis em Boane e Matituine. “Durante este período de crise, a ADRA vem reunindo voluntários das igrejas locais, junto dos nossos parceiros do Governo e da educação de forma a reduzir a propagação do vírus e apoiar as famílias necessitadas a enfrentar os impactos da pandemia”, diz David Masinde, Director Nacional da ADRA em Moçambique.” Procuramos ser as mãos e os pés de Jesus enquanto ministramos as nossas comunidades nestes dias difíceis” frisou David. A ADRA, o braço humanitário global da Igreja Adventista do Sétimo Dia, tem respondido à pandemia da COVID-19 em todo o mundo e tem prestado assistência a milhares de famílias durante este período. As actividades de apoio de emergência da ADRA incluem a distribuição de alimentos e outros bens de primeira necessidade à pessoas necessitadas, o fornecimento de equipamento de protecção pessoal e suprimentos médicos nos hospitais que servem às comunidades vulneráveis, e a educação do público no combate ao vírus. Para apoiar na resposta contínua da ADRA à COVID-19, visite adra.org.