ADRA, CFGB e Fundação Micaia, em parceria com o Parque Nacional de Chimanimani procedem Lançamento Oficial do Projecto Natureza + em Sussundenga

Trata-se de um projecto trienal, financiado pelo Governo de Canadá, que visa contribuir para a melhoria das economias com baixa emissão de carbono e resilientes às alterações climáticas na zona tampão do Parque Nacional de Maputo, concretamente nas comunidades de Muôco, Mpunga, Rotanda-Sede e Mussapa, através de uma abordagem denominada “soluções baseadas na natureza.”

O evento decorreu ontem, 20, de dezembro corrente e contou com a participação de diversas figuras do governo provincial e distrital, incluindo do Presidente do Conselho da Administração da ADRA Moçambique e dos representantes do seu parceiro local de implementação, a Fundação Micaia.

Durante as festividades do lançamento,

o Director do Serviço Provincial de Actividades Económicas de Manica, Agostinho Robate, em representação do Secretário do Estado na Província de Manica, quem oficialmente lançou o projecto, disse na ocasião que o projecto Natureza + é um projecto com intervenções ímpares e pertinentes para as comunidades, e avançou que o mesmo significa “um passo” para o desenvolvimento e para o bem-estar das comunidades visadas.

Róbate continuou e reiterou que “as mudanças climáticas podem afetar a nossa saúde e a nossa capacidade de cultivo. Dai que, o lançamento do projecto visa responder a esses desafios, mas também melhorar a renda e resiliência dos beneficiários visados” vincou.

Numa outra ocasião, o Presidente do Conselho da Administração da ADRA Moçambique, Pastor Alfredo Chilundo, em seu discurso, deixou constar que:
“Com o projecto Natureza +, a ADRA e a Fundação Micaia esperam responder os desafios climáticos mais preocupantes incluindo

a implementação da agricultura de conservação, melhorar o acesso ao mercado e incrementar a apicultura, agro-silvicultura, gestão de recursos hídricos, bem como a conservação das belas paisagens e restauração das áreas degradadas” disse.

Por outro lado, os beneficiários do projecto Natureza +, mostram-se satisfeitos por terem sido selecionados para esta intervenção e sublinham que:
“Com as abordagens de conservação, o projecto irá mudar a nossa maneira de viver. Esperamos praticar uma agricultura inteligente, aquela que se adequa as mudanças climáticas” Fernando Mazia, beneficiário.

Com o projecto Natureza +, a ADRA Moçambique espera

contribuir com as abordagens de Agricultura de Conservação, que incluem as metodologias de Escola na Machamba do Camponês (EMC), e Escola no Mercado Agrícola (EMA) com vista a melhorar a sustentabilidade da agricultura do sector familiar e estabelecer ligação de mercado entre os pequenos produtores e as empresas de fornecimento de insumos agrícolas, e de venda dos excedentes agrícolas.

A Fundação Micaia, por outro lado, irá contribuir com incrementação da apicultura, ecoturismo e coleção de produtos florestais não-madeireiros, que incluem óleos essenciais, cogumelos, chás, sabão, entre outros cosméticos, baseando-se em conhecimento local.

Refira-se que para além de Moçambique, o projecto Natureza + é igualmente implementado em mais três países da áfrica nomeadamente Quénia, Etiópia e Zimbabué. Em Moçambique, o projecto é

implementado pela ADRA e Fundação Micaia, em parceria com o Parque Nacional de Chimanimani, através dos fundos do Governo de Canadá, num consorcio liderado pelo Canadian Foodgrains Bank.

Orçado em cerca de 170 milhões de meticais, o projecto é financiado pelo Governo de Canadá, no meio de um consórcio liderado pelo Canadian Foodgrains Bank, e em Moçambique o projecto é implementado pela ADRA e Fundação Micaia até março de 2026.