"Nunca acreditei que pudesse produzir usando fertilizantes orgânicos... para mim parecia tudo estranho, mas está a resultar..."

Amélia Francisco, no distrito de Montepuez

Esta é a história da Amélia Francisco, uma camponesa de 50 anos de idade, residente na comunidade de Mocímboa da Praia, no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado. Amélia é viúva e mãe de cinco filhos. Sua única fonte de renda é a agricultura de subsistência e venda de produtos alimentares.

Desde julho de 2023, Amélia faz parte de um dos grupos de Poupança e Crédito Rotativo (PCR) estabelecidos pela ADRA no distrito de Montepuez, e também pratica a agricultura de subsistência como um dos seus meios de sobrevivência. No âmbito do projeto Ukhaliherana, ela recebeu sementes de milho e feijão, as quais se encontra a produzir nesta época de seca, e aplica as novas técnicas de produção agrícola adquiridas na Escola na Machamba do

Camponês (EMC) da ADRA.

Amélia salienta que para a presente campanha agrícola obteve resultados fascinantes, e sublinha que conseguiu armazenar parte da sua colheita para o consumo, durante a época de escassez, mas também usou grande parte para vender, por forma a comprar sabão e outros produtos de primeira necessidade.

Para Amélia, a prática de uso de adubos químicos e fertilizantes era comum nos seus campos, como forma de aumentar a fertilidade do solo e impulsionar o crescimento das plantas. Por isso, quando a ADRA chegou e lhe ensinou a prática de uso de adubos orgânicos, tudo lhe parecia estranho, mas depois de aplicar as técnicas, os resultados foram surpreendentes.

"No início não acreditava que pudesse produzir utilizando apenas fertilizantes orgânicos e sem ter de gastar dinheiro na compra de pesticidas e fertilizantes químicos. Para mim, parecia que não ia funcionar, mas quando a ADRA veio, aprendi muitas técnicas e a minha produção está melhor do que antes e, por isso, peço à ADRA que continue a nos ensinar", observou.

Esta beneficiária conta-nos que antes de fazer parte dos grupos de PCR, o seu negócio de venda de biscoitos era um fracasso e não conseguia obter lucros. Mas desde que iniciou a poupar, o seu negócio melhorou bastante e neste momento tem uma variedade de produtos alimentares à venda na sua pequena barraca.
"Antes de fazer parte dos grupos de poupança,

o meu negócio era um fracasso, não conseguia ver os meus lucros. Mas desde que entrei para os grupos de Poupança e Crédito Rotativo que a ADRA criou, o meu negócio melhorou. Consegui matricular os meus filhos na escola, comprei-lhes uniforme e material escolar e ainda consegui poupar dinheiro para outros fins", sublinhou.
Ainda no âmbito da componente de PCR,

Amélia explica que conseguiu poupar dinheiro que lhe permitiu comprar um congelador para conservar produtos alimentares que ela tem à venda em sua pequena barraca.
"Não acreditava que fosse possível poupar dinheiro, mas consegui. Fiz muitas poupanças e consegui comprar um congelador que me ajuda a conservar produtos alimentares na minha barraca" concluiu.