Feiras de Comercialização comunitário atraem mais participantes para o projeto Kuvikela

“….. outras comunidades têm hortícolas para comer e vender. por isso, vimos que devíamos ter confiado neste projeto..." Sousa Malenga

Sousa Malenga vive na comunidade de Ngomene, uma das duas comunidades que rejeitaram a componente de Agricultura de Conservação como meio de subsistência alternativo no início do projeto Kuvikela.

Ele explica que quando a ADRA fez a apresentação do projeto para que os membros da comunidade se juntassem para iniciar a Farmer Field School para as culturas de inverno em fevereiro de 2023, os líderes comunitários instruíram-nos a rejeitar a iniciativa,

pois poderia haver uma intenção de usurpar terras.

Na época da colheita, 4 meses depois, a ADRA promoveu uma feira de comercialização agrícola na comunidade de Ngomene, localizada no centro e ao longo da estrada principal do posto administrativo de Machungulo. Durante a primeira feira, alguns membros dessa comunidade ficaram revoltados com a liderança local por os ter proibido de aceitar o projeto, pois concluíram que tinham perdido uma alternativa de subsistência.

“Aqui em Ngomene só fazemos pesca, praticamente não conseguimos produzir alimentos agrícolas. Estamos a ver que estamos a perder muito porque as pessoas de outras comunidades têm hortícolas para comer e vender. Agora vemos que devíamos ter confiado neste projeto, por isso pedimos aos técnicos para nos inscreverem no programa...", explicou Sousa Malenga.

Apesar de o período ideal para a produção de hortícolas já ter passado, os membros que solicitaram o apoio do projeto na produção têm recebido, desde agosto, técnicos locais para a produção das hortícolas que ainda se encontram aptas.
O Sr. Sousa Malenga é produtor associado da escola na machamba do camponês na comunidade de Ngomene em Machangulo (distrito de Matutuine)

é um dos 814 participantes na componente agrícola do projeto ''Adaptação às alterações climáticas baseada em ecossistemas na Área de Proteção Ambiental de Maputo (MEPA): Conservar e Construir Resiliência - projeto KUVIKELA''.

A ADRA (Moçambique e Alemanha) estão a implementar esta iniciativa "Adaptação às Mudanças Climáticas baseada em Ecossistemas na Área de Proteção Ambiental de Maputo: Conservando e Construindo Resiliência"

em 20 comunidades do distrito de Matutuine (postos administrativos de Zitundo, Machangulo e Bela vista) e nas 3 comunidades do distrito Municipal de KaNyaka financiada pelo Fundo de Ação Azul (BAF) e em parceria com a Fundação Peace Parks-PPF (Organização-líder do consórcio), a AMA, Livaningo e CTV. É uma iniciativa de 5 anos que começou em junho de 2022 e tem um orçamento de 7.854.031€ dividido entre os parceiros implementadores.