Kukwiza Scale-up

Projecto Kukwiza Scale-up contribui em Multiplicação e Comercialização de Sementes Agrícolas em Nhamatanda

Esta é a senhora Maria Lázaro, residente no bairro Mutambarico II, na localidade de Chirassicua, distrito de Nhamantada, província de Sofala. Ela tem 22 anos de idade, é casada e mãe de três filhos (todos do sexo masculino). Vive numa casa precária, feita de material local, com o seu marido, seus três filhos e sua sogra, e ela conta-nos a sua história. “Sou mãe de 3 filhos. Antes de fazer parte deste projeto, a minha principal fonte de sobrevivência era agricultura de subsistência, o meu rendimento mensal variava entre 500 a 700mt e não fazia nenhum negócio.”

Em outubro de 2022, a ADRA fez a extensão do projecto Kukwiza para Kukwiza Scale-up, alargando assim o seu número de beneficiários e de grupos de escolas na machamba do camponês, de 80 para 117 grupos, e com a previsão do término para dezembro de 2023. Foi neste âmbito em que a senhora Maria Lázaro foi registada e tornou-se parte deste projecto.

“Eu sou uma das multiplicadoras de sementes, graças a ADRA. Tornei-me membro deste projecto em outubro de 2022, e logo de seguida recebemos treinamentos em boas práticas de produção de milho e feijão-nhemba; recebemos treinamento em multiplicação de vários tipos de sementes.

Neste momento, eu e meu marido temos uma área de aproximadamente 1 ha de multiplicação de sementes de gergelim” disse.

No âmbito do projecto Kukwiza, a ADRA criou ligações com mercados de produtos, com mais de quatro compradores, com vista a facilitar a comercialização dos excedentes agrícolas dos pequenos produtores beneficiários, e a senhora Maria tem se beneficiado com o dinheiro das vendas recorrentes e aumentou a sua fonte de renda. “para além de eu conseguir obter dinheiro com a venda das sementes, garanto que tenho uma boa semente para a próxima campanha agrícola e isso poderá contribuir no aumento da minha produção.”
Maria Lázaro afirmou que gostaria que parcerias com os mercados de produtos não sejam canceladas mesmo que o projecto termine, pois isso tem muito lhes beneficiado, “mesmo que o projeto termine, gostaríamos que a nossa parceria com a empresa Phoenix seed não fosse cancelada para que possamos continuar a produzir sementes para eles”, disse e acrescentou “ se assim for, próximo ano vamos estender nossas áreas de produção, de 1ha para 2ha/3ha só para produzir semente de gergelim, e isso poderá melhorar as nossas vidas significativamente, uma vez que eles comparam a 100mt/Kg, comparativamente aos outros mercados do distrito de Nhamatanda que compram a 65-80mt/kg.” Enfatizou.