O segredo que mudou a vida da Afssa na comunidade de Madjuva, distrito de Matutuíne

Esta é a Afssa Djetalane (16 anos de idade), residente na localidade de Madjuva, Posto Administrativo de Bela Vista, no distrito de Matutuíne. Ela vive com os seus pais e irmãos. Afssa é membro do Clube "Kendlemuka Madjuva", desde janeiro de 2022, participou de formações sobre saúde sexual reproductiva e liderança empresarial facilitados pelo projecto MSRHP na sua comunidade, e hoje conta-nos a sua história de sucesso em gestão de negócios.

"Logo após ter participado na formação de liderança empresarial, comecei a pôr em prática os conhe

cimentos adquiridos, uma vez que os meus pais têm uma pequena mercearia em casa. Participei da formação sobre gestão empresarial e comecei a calcular todos os lucros de cada producto que está à venda na nossa mercearia" Afirmou.

No distrito de Matutuíne, o Projeto MSRH facilitou cerca de quatro treinamentos para 75 raparigas adolescentes nas três comunidades-alvo, nomeadamente: Formação sobre Saúde Sexual Reprodutiva; Liderança Empresarial; Corte e Costura e agora, o projeto está a facilitar treinamento em matéria de Poupança e Crédito

Rotativo (PCR) para as 75 raparigas visadas. Após beneficiar de formações, a Afssa tem agora um sorriso no rosto.

"Sinto-me muito feliz agora, porque com as actividades do clube aprendi muitas coisas e já consigo sensibilizar raparigas da minha idade, na escola e nas comunidades sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, bem como da gravidez precoce", disse.

As intervenções do projecto MSRHP responderam positivamente as expectativas da Afssa e agora ela

testemunha com gratidão: "Quando a ADRA disse que nos ia fornecer kits para arranque de negócios próprios, eu não acreditei, tinha uma certa dúvida. Mas agora estamos aqui, já temos os nossos próprios negócios estabelecidos e hoje estamos a fazer a primeira distribuição de lucros. Recebi 1.500 meticais dos lucros dos nossos negócios e com este dinheiro pretendo ajudar os meus pais a comprar o meu próprio material escolar, bem como a pagar o meu transporte escolar. Sonho um dia terminar o ensino secundário e continuar com os estudos até à universidade", finalizou.