Em Manica: ADRA Lança Projecto Alimentação Escolar Para Cinco (5) Escolas Primárias do Distrito de Sussundenga

O projecto foi oficialmente lançado esta quinta-feira, 14 de março, com o objetivo de melhorar o estado nutricional das crianças em idade escolar bem como garantir a sua retenção nas escolas e irá abranger cerca de três mil trezentos e cinquenta e quatro alunos de cinco (5) Escolas Primárias no Distrito de Sussundenga.

A cerimónia, que teve lugar na Escola Básica de Machir, no Posto Administrativo de Dombe, em Sussundenga, umas das escolas beneficiárias deste projecto, foi presidida pelo Administrador do Distrito de Sussundenga, Tomás Razão, quem oficialmente procedeu o acto.

Na ocasião, Razão garantiu aos presentes que: “a implementação deste programa irá contribuir positivamente na redução da desnutrição crónica e irá contribuir significativamente na retenção dos alunos na escola, e, por conseguinte, melhorar o aproveitamento pedagógico dos mesmos destacou.

Por outro lado, o Director de Programas da ADRA Moçambique, Vicente Adriano, sublinhou que este é um programa integrado que fará um cruzamento com o projecto Natureza +, já em curso na zona Tampão do

Parque Nacional de Chimanimani, e reiterou que o mesmo visa assegurar maior adesão e retenção das crianças na escola.

Ainda ao longo da sua intervenção, Adriano avançou que “este programa integra várias componentes (...) as componentes de produção escolar, iniciativas de negócios, entre outros. No âmbito da agricultura, o projecto irá promover hortas escolares, alocação de insumos, treinamentos e criação de grupos de poupança…” disse.

Num outro momento, o Administrador do Parque

Nacional de Chimanimani, Leonel Massicame, que também esteve presente, referiu que “o Parque Nacional de Chimanimani olha para este programa como uma “oficina escolar”, na medida em que para além do fornecimento do lanche escolar, o mesmo fará uma intercessão com outros programas de educação ambiental” destacou.

Observando todas as componentes que integram este projecto de alimentação escolar, o Director do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT) de Sussundenga, Chico Ferrão, também destacou que “como sector, a educação sente-se acarinhada pela contínua capacidade de captação de parcerias, e sublinhou que o sector usará desta

oportunidade como um elemento que irá dinamizar o processo de ensino e aprendizagem” disse Ferrão.

Refira-se que a implementação do projecto Alimentação Escolar no Distrito de Sussundenga, resulta da progressão do projecto Alimentação Escolar de Boane, o qual beneficiou mais de 7,400 alunos de 19 escolas primárias daquele distrito a nível da província de Maputo, implementado pela ADRA Moçambique de 2017 a 2024.

Em Sussundenga, o projecto está a ser implementado em

em cinco (5) escolas primárias dos Postos Administrativos de Dombe e Rotanda, nomeadamente Escolas Básicas de Machir e Sanguene e Primárias de Javera, Amílcar Cabral e Messambúzi.