Rastos do Ciclone Freddy: Família encontra­-se sem teto em Munawalate, distrito de Vilanculos

Senhor Armando Johane Comé, de 42 anos de idade, é um dos afectados pela Tempestade Tropical Freddy, na localidade de Munawalate, distrito de Vilanculos, em Inhambane, "eu perdi tudo!"


O senhor Armando Johane Comé é residente na localidade de Munawalate, com um agregado composto por cinco pessoas, das quais ele (chefe de família), sua esposa e seus três filhos, dos quais um rapaz e duas meninas.
Armando fala-nos do drama vivido por si e sua família na madrugada do dia 25 de fevereiro, devido a passagem do Ciclone Tropical Freddy.

"Foi por volta da zero até uma hora de madrugada, do dia 25 de fevereiro, que de repente houve uma chuva muito forte acompanhada de trovoadas e relâmpagos, e a nossa casa começou a ter infiltrações, de seguida uma grande ventania, a nossa casa não resistiu, as chapas dispersaram-se, e toda a casa caiu!"
Senhor Armando conta-nos que logo após o desabamento de sua casa, em meio a madrugada, a sua maior preocupação foi tentar resgatar as crianças que se encontravam a dormir no interior de uma outra casa, “Graças a Deus conseguimos escapar vivos, ninguém ficou ferido e ninguém morreu. Logo que vimos a casa em baixo, corri para resgatar as crianças que se encontravam a dormir numa outra casa."

Duas casas feitas de material local não resistiram a fúria do Ciclone Freddy, o Senhor Armando foi obrigado a abrigar sua família num dos centros de acolhimento na localidade de Munawalate, e hoje ainda sem teto para abrigar sua família, tenta construir uma cabana para se albergar.
"Naquela madrugada, corri para abrigar as minhas crianças e toda minha família na casa do meu irmão, mas do momento toda minha família, juntamente com a minha esposa encontram-se abrigados no centro de acolhimento de Munawalete, e eu durmo aqui, para poder controlar os nossos bens! Enquanto tento construir uma casinha ao lado para poder dormir."