Projecto KUVIKELA Promove Feira de Insumos Agrícolas em Zitundo, Distrito de Matutuíne

Trata-se de mais uma feira promovida pelo projecto Kuvikela na localidade Zitundo, no Distrito de Matutuíne, e desta vez, uma feira de insumos agrícolas, que visa “facilitar a aproximação dos insumos agrícolas aos pequenos agricultores beneficiários do projecto Kuvikela”, a nível da zona tampão do Parque Nacional de Maputo.
O evento decorreu na últi-

tima quinta-feira, 19, de outubro corrente e contou com a participação de pequenos agricultores treinados nos Campos de Escola na Machamba do Camponês; membros do executivo do governo a nível do Distrito de Matutuíne; e duas empresas especializadas na venda e fornecimento de insumos agrícolas, nomeadamente TECAP e Chungueiro insumos.

Na ocasião, Euclides Zavala, Chefe do Posto Administrativo de Zitundo, em seu discurso, disse às comunidades da localidade de Zitundo que o principal objectivo desta actividade é a erradicação da fome a nível daquela localidade e acrescentou que fica como “TPC” dos membros da comunidade a sensibilização de outros membros, com vista a acederem os insumos disponíveis na feira.

Falando à nossa entrevista, Zavala destacou que “como governo do Posto Administrativo de Zitundo sentimo-nos muito gratos e confiantes de que esta feira irá aproximar os dois polos: este que comercializa e a nossa população camponesa, para que possa adquirir os insumos mais próximo da sua zona de produção” sublinhou.

No que diz respeito ao nível de produção e produtividade dos pequenos agricultores abrangidos pelo projecto Kuvikela, Zavala apontou que “há resultados visíveis, tanto que todos os domingos a nossa população camponesa participa de uma feira já “consolidada” em Salamanga”, disse.

Por outro lado, Anifa Ismael, Gestora do Projecto Kuvikela a nível da ADRA Moçambique enfatizou que “esta loja móvel que hoje trazemo-la para vocês, visa aproximar e facilitar a aquisição de insumos agrícolas” e destacou que “temos que nos preparar para a época da seca que se aproxima” alertou Anifa.

Num outro momento, Natália Raul, representante da TECAP empresa de tecnologias e consultorias agropecuárias, disse a nossa equipe de reportagem que “para os pequenos agricultores desta localidade trouxemos sementes da primeira época e alguns utensílios de uso no seu quotidiano, com destaque para enxadas, ancinhos, cabos, botas, capas-de-chuva e alguns produtos veterinários,” descreveu.

No âmbito desta iniciativa, a ADRA Moçambique disponibilizou, gratuitamente, para os pequenos produtores de Zitundo, kits de sementes agrícolas com destaque para sementes de feijão-nhemba, amendoim e feijão-jogo.

Em parte, os beneficiários deste projecto de Adaptação Baseado nos Ecossistemas em Zitundo, aplaudiram a esta iniciativa ímpar do projecto Kuvikela e dizem se sentir “sortudos” pois, segundo eles,

esta é uma iniciativa que nenhum outro projecto já desencadeou a nível daquela comunidade.

Entrevistamos Fernando Nhancumbe, um dos beneficiários do projecto Kuvikela que para além de receber os insumos da ADRA, aproveitou a feira para comprar seis enxadas e disse a nossa equipa que “aproveitei a feira para comprar seis enxadas porque tinha falta. Estamos muito gratos e nos sentimos sortudos porque o preço dos insumos é acessível. Eu tenho uma área de meio hectare e produzo mandioca, milho, alface, couve e cebola e já comecei a fazer vendas de cebola" disse Nhancumbe.
Apontar que esta é a terceira feira promovida pelo projecto KUVIKELA no Distrito de Matutuíne, sendo que as primeiras duas feiras realizadas em Machangulo e Ponta do Ouro foram feiras de comercialização de productos agrícola, sendo esta a primeira feira de insumos agrícolas.