Health

Saúde

A ADRA Moçambique iniciou a sua intervenção no sector da saúde em 2002 através da implementação da Iniciativa Integrada de Segurança Alimentar em Pebane, que foi um projeto de três anos de Saúde e Nutrição, Agricultura e Comercialização. As actividades de saúde e nutrição incluíram educação preventiva de saúde e promoção da nutrição através de práticas melhoradas de dieta, prevenção e gestão doméstica de doenças infantis com ênfase para a diarreia e malária e sensibilização para o HIV/SIDA. O projeto visou o distrito de Pebane, na província da Zambézia, tendo alcançado um total de 18.000 beneficiários.

Nutrição

De 2006 a 2008 a ADRA Moçambique implementou um programa de saúde integral denominado COACH (Community Access to Health), com cobertura nos distritos de Ile, Namarroi, Maganja da Costa e Pebane abrangendo um total de 40.950 beneficiários. O projeto visava capacitar as comunidades através da criação e formação de Comités de Saúde Comunitária, envolvendo líderes comunitários, anciãos, e entre eles parteiras tradicionais, professores e outros. A intervenção do projeto centrou-se especificamente nas comunidades rurais, enfatizando o seu acesso ao Serviço Nacional de Saúde através da formação dos Comités de Saúde Comunitária em parceria com a DDS e a DPS (representantes distritais e provinciais do Ministério da Saúde).

Água e Saneamento

Para programas de água e saneamento durante 16 anos e nos últimos 5 anos implementou no distrito de Mocuba, usando uma abordagem inovadora que combina energia renovável, água potável gerida pela comunidade e sensibilização para o desenvolvimento de comunidades carenciadas e um modelo de negócio sustentável: Construção de três sistemas de distribuição de água potável, promoção de uma gama de serviços WASH através de voluntários WASH e fornecimento de produtos de higiene nos quiosques. Desde a abertura dos quiosques, 189.325 mt das vendas do quiosque e 1022.875 litros de água distribuídos a 7500 indivíduos beneficiaram destas intervenções com um orçamento de $679.594,53.