Quiosques de Água da ADRA Passam à Gestão do Município da Cidade de Mocuba, na Zambézia

Trata-se de três unidades de abastecimento de água construídos em 2017, no âmbito da implementação do projecto Quiosques de Água da iniciativa da ADRA. Essas fontes de abastecimento da água localizam-se nos bairros 25 de Setembro, CFM e Samora Machel nos arredores da Cidade de Mocuba, na Zambézia.

Volvidos seis anos de implementação do projecto Quiosques de Água movidos a energia solar, a ADRA Moçambique procedeu a 21 de setembro findo a conclusão do projecto bem como

a entrega oficial dos Quiosques à gestão das autoridades municipais da cidade de Mocuba.

A cerimónia de entrega decorreu no quiosque do Bairro 25 de Setembro, na qual estiveram presentes as autoridades do Governo e de outras individualidades que incluem o Presidente do Município de Mocuba, o Director do Serviço Distrital de Planeamento e Infra-Estruturas (SDPI), e do presidente da União Missão Adventista e da Missão norte da Igreja Adventista bem como o Director Nacional da ADRA entre outros técnicos.

Na ocasião, o presidente da União Missão Adventista de Moçambique, Alfredo Chilundo, em representação do Conselho da Administração da ADRA Moçambique, procedeu a entrega oficial dos três sistemas de abastecimento de água potável às autoridades municipais da cidade de Mocuba, e destacou que:


O objectivo dos quiosques de água estabelecidos pela ADRA para serviços periurbanos é

o fornecimento sustentável de água segura e potável, bem como a prestação de serviços de Recargaki e a provisão de produtos de higiene às comunidades da cidade de Mocuba, especificamente nos bairros de CFM, Samora Machel e 25 de Setembro. Portanto, Gostaríamos de agradecer a todos os nossos principais parceiros por terem identificado voluntários para constituírem os comités de gestão dos quiosques.” sublinhou Chilundo.

Por seu turno, o Presidente do Município de Mocuba, Geraldo Sotomane, reiterou que o Projecto dos Quiosques de Água

é fruto das iniciativas do conselho autárquico de Mocuba em parceria com a ADRA Moçambique, a qual tem proporcionado boas práticas de higiene

individual e colectiva no seio das comunidades e sublinhou que:

“Os pontos de água que hoje testemunhamos a sua entrega têm criado um ambiente livre de doenças de origem hídrica as quais são causadas pelo consumo de água sem qualidade, e constituindo uma causa de morte de pessoas, principalmente crianças no nosso país e, em particular, na cidade de Mocuba. Portanto, apelamos a todos os residentes dos bairros visados para o uso correcto e racional dessas infra-estuturas, garantindo a sua conservação e contribuindo para o desenvolvimento do nosso município” apelou Sotomane.



Na mesma ocasião, o Director Nacional da ADRA Moçambique, David Masinde, apontou que o Município de Mocuba

e a Igreja Adventista de Sétimo Dia têm sido fortes aliados na implementação dos projectos da ADRA naquela urbe, e apelou para uma forte colaboração conjunta e contínua com vista ao alcance de um objectivo comum.

Num outro momento, o Director do Serviço Distrital de Planeamento e Infra-Estruturas de Mocuba (SDPI), Fernando Alilo, disse à nossa entrevista que este projecto de pequenos sistemas de abastecimento de água veio impulsionar o acesso a água potável para os munícipes de Mocuba, e referiu que:

“Sabemos que o acesso à água na nossa cidade ainda está longe de atingir a nossa satisfação que é de garantir que toda população tenha acesso a este líquido precioso

No entanto, com estas parcerias criadas com a ADRA e outros parceiros, o governo vai gradualmente responder àquilo que são as necessidades da nossa população. Esta acção deve ser acompanhada com a prática de higiene e saneamento de forma que as comunidades tenham saúde” anotou, Alilo.

Num outro desenvolvimento, Alilo enalteceu a iniciativa tendo dito que “a gestão destes sistemas está agora entregue a população, e temos conhecimentos de que estes indivíduos selecionados para fazer a gestão dos Quiosques foram treinadas e capacitadas pela ADRA. Portanto, estão dotadas de conhecimentos que irão assegurar que haja uma gestão financeira sustentável para garantir a sustentabilidade dos Quiosques”, concluiu.

Para além da assinatura do memorando de entendimento entre as partes (ADRA, Igreja Adventistas do Sétimo Dia e o Município de Mocuba), na ocasião, a ADRA procedeu igualmente a entrega de certificados de participação à 14 operadores dos Quiosques de Água capacitados por esta ONG, bem como a entrega de 9 manuais de boas práticas de higiene para os novos operadores dos quiosques com vista a disseminação de mensagens de higiene e saneamento do meio.

Com um financiamento de 9.000. 000 Dólares Norte-Americanos, os Quiosques de Água ora em funcionamento têm a capacidade de fornecer, diariamente, mais de 30. 000 litros de água potável. Até aqui, os essas fontenárias têm estado a beneficiar mais de 5.000 habitantes dos bairros de CFM, Samora Machel e 25 de Setembro na cidade de Mocuba.