“Já conseguimos restaurar 32 hectares de Mangal”, Diz Cristina Vontade, beneficiária do projecto ZIREF em Maganja da Costa

Cristina Vontade (50 anos de idade) mãe de 3 filhos, dos quais 2 meninas e 1 rapaz, é residente no Bairro Nanene, Posto Administrativo Sede Bala, no distrito de Maganja da Costa. Cristina conta-nos a triste e feliz história da degradação e restauração do Mangal em Nanene, no distrito da Maganja da Costa:
“Nós os residentes da comunidade de Nanene é que destruímos o mangal para exploração das estacas, só que quando vimos que o mangal estava a desaparecer, tivemos uma iniciativa própria de reestabelecer o mangal, só que não tivemos sucesso, porque não tínhamos nenhuma técnica.” Explicou cristina.

As iniciativas do projecto ZIREF da ADRA Moçambique, lançado a setembro de 2021 e com enfoque para dois distritos (Maganja da Costa e Mocuba) proporcionaram

técnicas de uso, conservação e restauração de mangal de Nanane na Maganja da Costa. A componente de restauração do mangal, em particular, abrangeu um grupo de 80 voluntários, dois quais a Cristina é parte, e hoje testemunham positivamente.

Nós passávamos mal com as cheias e ciclones. As nossas culturas apodreciam nas nossas machambas, porque quando a água invadisse, inundava tudo. Mas quando a ADRA chegou nos ensinou como preservar e como plantar o mangal, e assim conseguimos restaurar quase 32 hectares e já terminamos uma parte, e agora queremos passar para a outra margem.” Sublinhou.

Cristina vê resultados e benefícios positivos dos esforços envidados pela

ADRA junto com a comunidade, e refere que hoje ela sabe que o mangal serve de grande protecção contra os desastres naturais. Mais ainda, destaca que não permitirá que ninguém destrua a floresta do mangal.

“Os benefícios trazidos por este projecto é que hoje já sabemos como conservar e plantar o mangal. Antigamente cortávamos o mangal descontroladamente. Mas agora que restauramos, mesmo quando a chuva cai ela não nos abrange, porque as árvores do mangal nos protegem” Disse.
Dados os esforços contínuos, a Cristina sublinhou que apesar de se terem alcançados os 35.2 hectares previstos pelo projecto ZIREF, a comunidade

de Nanene tenciona igualmente embarcar para a outra margem com vista a dar continuidade da ação, entretanto pedem apoio em transporte.

“Nós já terminamos de restaurar a boa parte prevista pelo projecto, no entanto temos a intenção de embarcar para a outra margem, só que nos falta transporte, por isso pedimos ajuda do projecto" finalizou.

A ADRA Moçambique está a implementar o projecto ZIREF desde 15 de setembro de 2021. Faz parte deste programa a restauração de 35.2 hectares de floresta do mangal de Nanene, no distrito de Maganja da Costa, dos quais 30 ha já foram restaurados, faltando apenas restaurar 5.2 hectares.