DELPAZ

ADRA e Livaningo implementam o projecto DELPAZ na província de Sofala

Este é um subprograma dentro do programa global DELPAZ - Desenvolvimento Local para Consolidação da Paz em Moçambiqu¬¬¬e, que conta com o financiamento da União Europeia (EU) em parceria com a Agência Austríaca de Desenvolvimento (ADA). O projecto está a ser implementado pela ADRA e Livaningo na província de Sofala, em seis distritos nomedamente: Machanga, Chibabava, Gorongosa, Marínguè Chemba e Cheringoma.

O projecto tem como principal objectivo contribuir para um desenvolvimento económico local inclusivo, equitativo e pacífico, verde e resiliente através da facilitação da participação comunitária inclusiva em actividades governamentais de planificação económica e investimento, atenuação de conflitos locais e construção da paz, através da promoção do acesso equitativo às oportunidades e benefícios oferecidos através do sub-projecto DELPAZ Sofala.

O seu principal grupo-alvo são pessoas desfavorecidas e vulneráveis, afectadas por conflitos, mulheres, jovens, organizações de pessoas com deficiência, cooperativas/uniões de agricultores e plataformas de diálogo de conflitos

A maior parte dos beneficiários encontram-se entre os segmentos mais pobres da sociedade, tais como famílias e comunidades que vivem nas zonas menos privilegiadas.

“Nós trabalhamos dia e noite sem rendimento da nossa produção no seio da comunidade, portanto o projecto DELPAZ é um projecto de inclusão que não escolhe raça, cor e posição social, por isso gostamos muito de fazer parte deste porjecto porque irá impulsionar o nosso trabalho, e queremos que continue até as zonas recônditas” afirmou um dos beneficiários do projecto.

Com vista a responder os principais desafios propostos pelo projecto, a ADRA e Livaningo e seus parceiros irão trabalhar através das estruturas existentes, organizando comunidades vulneráveis e afectadas por conflitos, bem como grupos desfavorecidos/vulneráveis, incluindo mulheres, pessoas desmobilizadas, pessoas com deficiência e gupos de jovens, incluindo Organizações Comunitárias de base em cada distrito.

O projecto irá promover oportunidades económicas de modo a incentivar os grupos a continuarem engajados juntos, bem como o reconhecimento pela sociedade como pessoas activas; proporcionar formação em boa governação, transparência e campanhas de apoio prático para assegurar que os seus interesses sejam incluídos nas políticas e programas locais; estes grupos estarão também ligados ao Sistema de Alerta Prévio do INGD Data Winner.

O projecto irá abranger um total de 15.450 pessoas desfavorecidas afectadas pelo conflito, incluindo indivíduos desmobilizados e pessoas vulneráveis sendo 55% mulheres (8.498) e 45% homens (6.952); 20% dessas pessoas serão jovens entre os 18-35 anos; e 5% pessoas portadoras de deficiência.

Com um financiamento de 41,210, 000.00 mt (quarenta e um milhões, duzentos e dez mil meticais), o projecto DELPAZ tem um horizonte temporal de dois anos a contar desde 01 de Outubro de 2022 até Dezembro de 2024.