ADRA, INGD e Governo do Distrito de Matutuíne procedem a distribuição de Kits de Prontidão aos Comités Locais de Gestão de Riscos de Desastres em Matutuíne

Numa cerimónia marcada por demonstrações e simulação de ocorrência de um ciclone, com vista a reforçar o nível de capacidade de resposta dos Comités Locais de Gestão de Riscos de Desastres (CLGRD) e melhorar o sitema de aviso prévio sobre a informação climática, a ADRA, o INGD e o Governo do distrito de Matutuíne procederam ontem, 12, de Dezembro, com a entrega oficial de dois kits de prontidão aos CLGRD da Ponta Mamoli e Zitundo-Sede no distrito de Matutuíne.

A cerimónia decorreu no Posto Administrativo de Zitundo, distrito de Matutuíne e foi presidida pela Administradora do Distrito de Matutuíne, Juliana Mwito, a quem se lhe incumbiu a tarefa de proceder o acto oficial da entrega dos kits. Juliana congratulou a iniciativa deste projecto de adaptação baseada em ecossistemas às alterações climáticas na área de proteção ambiental de Maputo, que dentre outros objetivos tem contribuído para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável, e também informou aos presentes que:

“(…) não foi por acaso que suas comunidades foram escolhidas para reforçar a prontidão e acesso a informação climática – estas comunidades são particularmente expostas aos efeitos das mudanças climáticas por causa da sua localização” disse.

Apelando aos Comités Locais de Gestão de Riscos de Desastres de Zitundo e Ponta Mamoli ora capacitados pela ADRA e INGD, Mwito sublinhou que:

“Estes materiais (kits de prontidão) que recebemos hoje é para conservarmos. Mas mais do que conservarmos é para usarmos em casos de eventos climáticos extremos. Por isso queremos apelar aos comités e as pessoas selecionadas, para serem mais atentas aos ensinamentos dados, porque em caso de algum desastre natural, as populações confiam em vocês. Elas veem em vocês pessoas que detém conhecimento para ajudar as outras” apelou Mwito.

O representante da Delegação Provincial do INGD, Celso Mandlate, que também interveio durante a cerimónia, destacou que esta ação precede uma actividade desencadeada pela ADRA e INGD, a nível distrital, durante os últimos sete dias, de revitalização do Conselho Técnico Distrital de Gestão e Redução de Riscos de Desastres, onde vários tópicos foram abordados, e sublinhou que “uma comunidade informada é uma comunidade preparada para responder aos desafios climáticos”, endereçando ao público no geral.

Falando à nossa equipe de reportagem, os membros dos Comités Locais de Gestão de Riscos de Desastres de Zitundo e Ponta Mamoli, referem estar prontos e preparados para responder aos desafios impostos pela natureza e destacam que:

“aprendemos vários temas que não eram do nosso domínio. Aprendemos a intervir de várias formas, em casos de danos climáticos extremos. Aprendemos a evacuar as pessoas e a deixá-las em lugares seguros, e fomos ensinados,

, também, que as pessoas feridas devem ser encaminhadas aos postos de saúde mais próximos (…) nos sentimos prontos para ajudar as nossas comunidades” observou Elias.
Durante as intervenções, o Diretor Nacional da ADRA Moçambique, David Masinde, também deixou ficar as suas notas de observação, e disse que:
“Estamos felizes em fazer parte destas demonstrações e simulações de desastres naturais, e sentimos que as comunidades estão

bem preparadas para responder aos desafios climáticos. Estamos cientes de que a segurança alimentar não pode ser alcançada se as comunidades não estiverem prontas para responder aos desastres naturais, e como ADRA reafirmamos o nosso compromisso de continuar a intervir na redução de riscos de desastres com vista a aliviar o sofrimento de todas as pessoas que se encontram em condições de vulnerabilidade” sublinhou David.