Water Kiosk

“Antes de a ADRA instalar os Quiosques de Água aqui em Mocuba a vida estava muito difícil”, diz Luísa José Alfeu residente no Bairro Samora Machel, no distrito de Mocuba

Luísa José Alfeu (23 anos de idade) é residente no Bairro Samora Machel, Comunidade de Nedegudo, Distrito de Mocuba. Luísa é mãe de dois filhos dos quais uma menina de 3 anos de idade e um rapaz de 5 meses e, é beneficiária da Água dos Quiosques da ADRA desde a sua instalação, em 2019, e ela conta-nos a sua história:

"Antes da ADRA instalar os Quiosques de Água aqui no bairro Samora Machel, a nossa vida estava muito difícil, tínhamos que acordar muito cedo e percorrer longos quilómetros de distância em busca de água potável.” Disse.

Nós bebíamos água do rio Licungo e dos poços tradicionais. Acordávamos por volta das 3h a 4h de madrugada para ir buscar água no rio. O pior de tudo é que bebíamos mesmo sabendo que a água podia nos trazer doenças, mas não tínhamos alternativas.” Acrescentou.
Refira-se que devido aos problemas de saneamento do meio aliados a questões geofísicas que afectam a cidade de Mocuba, na província da


Zambézia, os quais irrompem a escassez de água potável, em 2017, a ADRA Moçambique através dos fundos da ADRA Internacional, instalou 3 Quiosques de Água movidos a painéis solares no distrito de Mocuba, orçados em cerca de 90 mil dólares norte-americanos. Estes Quiosques fornecem diariamente, perto de 30 mil litros de água potável para cerca 5,000 agregados familiares dos bairros de CFM, Samora Machel e 25 de setembro, na cidade de Mocuba.

“Desde que a ADRA montou estes Quiosques de Água, em 2018 aqui no bairro Samora Machel a nossa vida melhorou. Estamos felizes porque a água que consumimos agora é água tratada com purificadores e é limpa. Compramos a cada bidão de 20 litros por apenas 3 MT, e isso nos tem ajudado bastante. Só temos a agradecer a ADRA por esta iniciativa. Mas gostaríamos de pedir que expandissem os Quiosques para outros bairros de modo a permitir que que os outros munícipes tenham também acesso a este líquido precioso.” Finalizou Luísa.