MSRHP

PROJECTO MSRHP GRADUA RAPARIGAS E ADOLESCENTES EM MATÉRIAS DE CORTE E COSTURA NO DISTRITO DE MATUTUÍNE, PROVÍNCIA DE MAPUTO

O Projecto Saúde Sexual e Reproductiva de Matutuíne (MSRP), que está a ser implementado pela ADRA Moçambique em parceria com o governo de Moçambique, através dos fundos da ADRA Áustria – Cidade de Viena, graduou esta sexta-feira, 26, do mês em curso, cerca de 19 raparigas do Clube Sekeleka Jovem da localidade de Zitundo, no distrito de Matutuíne, em matérias de corte e costura, como ferramenta básica para o arranque de suas actividades económicas.

A cerimónia contou com a presença de Sua Excelentíssima Administradora do distrito de Matutuíne, Juliana Cornélio Mwitu, que no prelúdio de sua intervenção, congratulou as graduadas e reiterou para um esforço contínuo das raparigas graduadas pela ADRA na localidade de Zitundo, com vista a garantir uma geração de renda auto-sustentável e redução dos altos índices de pobreza e vulnerabilidade a nível do distrito de Matutuíne.

“Nós como governo do distrito de Matutuíne estamos muitíssimo satisfeitos por ver que, as nossas raparigas já têm as ferramentas básicas para criação do autoemprego.” disse e acrescentou “Queremos agradecer os esforços empreendidos pela ADRA Moçambique e seus parceiros. Conseguimos ver pelas amostras de peças de roupas feitas, que as nossas raparigas já estão preparadas para o mercado.

Continuou “queremos, igualmente, apelar aos pais e encarregados de educação para incentivarem as vossas filhas a nunca desistir dos seus sonhos, hoje elas já podem coser uniformes e vender para as escolas aqui a nível do distrito e isso vai beneficiar a elas mesmas, isso permitirá que elas continuem com os estudos até o ensino superior.” Apelou.

Por seu turno, Euclides Diogo Zavala, Chefe do Posto Administrativo de Zitundo, no distrito de Matutuíne, enfatizou o empenho das raparigas, nas actividades para as quais foram graduadas e apelou para um esforço coletivo e individual das raparigas do clube por forma a tornar o seu negócio lucrativo e cada vez mais sustentável.

“Queremos saudar e felicitar as nossas raparigas de Zitundo por terem abraçado este projecto da ADRA e por terem conseguido chegar a esta fase. Hoje, vocês já estão preparadas, mas isso não é tudo. Há agora, a necessidade de continuarem, cada uma de vocês, a envidar esforços para manter o vosso clube ativo e tornarem o vosso negócio sustentável.” Reiterou.

Do lado da comunidade, o Régulo do Posto Administrativo de Zitundo, Francisco Tembe, disse estar emocionado com esta iniciativa porque segundo ele, esta iniciativa veio para reduzir os vários índices de vulnerabilidade das raparigas no distrito de Matutuíne.

“Não tenho palavras suficientes para expressar, o meu coração está cheio de gratidão” disse emocionado, e continuou “Eu sou pai de uma das beneficiárias deste projecto, e tenho notado mudanças no seu carácter desde que ela iniciou a fazer parte desta iniciativa. Inicialmente, a minha filha tinha hábitos de passar noites fora de casa, mas agora ela não sai durante a noite, ela estuda e está cada vez mais focada. Ela já sabe coser roupas, adquiriu técnicas para ganhar dinheiro e isso é graças a ADRA.”

Isabel Armando Tembe, uma das graduadas e beneficiarias do projecto MSRHP no distrito de Matutuíne diz estar feliz por fazer parte desta iniciativa e afirma que já está a aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

“Adquiri vários conhecimentos neste projecto. Quando entramos, eu não sabia nada sobre a saúde sexual e reprodutiva, mas hoje falo com conhecimento da causa e tenho partilhado isso com as minhas colegas da escola.” Acrescentou “Já sabemos coser roupas com máquinas e, eu, pessoalmente, tenho envidado esforços pessoais para nunca perder a prática, parte dos uniformes que temos feito vendemos para os nossos vizinhos e eles nos têm dado apoio.” Disse.
Apontar que este projecto trianual (2021-2024) tem como objectivo principal contribuir para o acesso aos serviços básicos de saúde sexual e reprodutiva para raparigas e mulheres jovens, bem como estabelecer centros auto-sustentáveis para estes, com um modelo de negócio sustentável e assegurar a sua capacidade de obtenção de meios de vida sustentáveis através de actividades de geração de renda formais.
O projecto está em curso desde 1 de novembro de 2021 e termina a 30 de outubro de 2024 e conta com um total de 75 beneficiárias das quais 25 na localidade de Zitundo (clube Sekeleka Jovem); 25 na localidade de Madjuva (Clube Kndlemuka Madjuva) e 25 na localidade de Ponta de Ouro (Clube Raparigas da Ponta.