AVIR

PROJECTO AVIR PARTICIPA DA FEIRA DE AGRONEGÓCIOS NA CIDADE DE QUELIMANE, PROVÍNCA DA ZAMBÉZIA

Trata-se do projecto Avançando a Inclusão e Resiliência na Província da Zambézia – AVIR, o qual está a ser implementando pela ADRA, Livaningo e NLR, nos distritos de Mocuba, Ile e Lugela, na província da Zambézia, que nesta segunda-feira,15, do corrente mês, participou da feira de agronegócios, no quadro da realização da XII reunião Nacional das Autoridades Municipais, que teve lugar na cidade de Quelimane, presidida por Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi.
O evento decorre sob o lema: “Urbanização: uma Prioridade para o Desenvolvimento Autárquico Sustentável”, e como forma de potencializar a promoção da actividade agrícola nacional e provincial, em particular, o governo provincial da Zambézia incentivou a participação e representação de todos os distritos da província, com vista a demonstrar o seu potencial agrícola e promover a troca de experiência entre os produtores rurais.

ADRA Moçambique, em particular, através dos beneficiários do projecto AVIR, e em representação do distrito de Lugela, promoveu a exposição e comercialização de tubérculos (mandioca, inhame (madumbe) e batata-doce); cereais (milho); leguminosas (gergelim e amendoim); frutas (banana, laranja e limão), incluindo a cana-de-açúcar e abóbora.

O Presidente da República, por sua vez, destacou a importância de se prover assistência técnica aos produtores locais, apontando que não se deve ignorar que a maior fonte de renda familiar é baseada na agricultura.
Apontar que o objectivo do projecto AVIR é fortalecer a capacidade das mulheres, jovens e pessoas com deficiência, reivindicar e influenciar a prestação de serviços públicos locais e assegurar que as mesmas sejam respeitadas, valorizadas, visíveis e activamente envolvidas em processos sociais e económicos e representadas em espaços públicos de tomada de decisão a nível distrital, provincial e nacional.

Esta publicação foi produzida com o apoio da União Europeia e da Agência Austríaca para o Desenvolvimento. O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva da ADRA e não pode, de forma alguma, ser considerado como reflexo das opiniões da União Europeia e da ADA.