Water Kiosk

“Antigamente, nós buscávamos água nos rios e nos poços” aponta Benjamina Pedro, no distrito de Mocuba

Senhora Benjamina Pedro (52 anos de idade) é residente no Bairro CFM no distrito de Mocuba, província da Zambézia. Benjamina é Mãe de 5 filhos e sustenta a sua família com base na venda de produtos alimentares.

Como beneficiária e usuária dos Quiosques estabelecidos pela ADRA em 2018, senhora Benjamina conta-nos que antes da existência dos Quiosques, a maioria dos residentes do bairro CFM buscava água nos rios e nos poços tradicionais. No entanto, a água dos rios sempre lhes causava doenças, enquanto que os poços secavam sempre que aproximasse a época do verão.
“Antigamente, nós buscávamos água nos rios e nos poços dos vizinhos. A água do rio nos provocava diarreia, mas mesmo assim usávamos para beber e para cozinhar porque não tínhamos opção, e levávamos a roupa até ao rio para lavar.” Disse

Nos últimos anos, o distrito de Mocuba tem sido conotado como o epicentro da ocorrência de doenças de origem hídrica, apontando-se como causa principal o consumo de água não tratada, razão que levou a ADRA Moçambique a instalar os Quiosques de Água no distrito de Mocuba.



Desde que a ADRA estabeleceu os Quiosques de água, a nossa vida melhorou aqui na comunidade. Hoje temos acesso à água tratada para beber, cozinhar e para lavar a loiça; temos também acesso a outros serviços fornecidos pelos Quiosques tais como serviços de RECARGAKI para compra de CREDELEC, venda de pensos higiénicos, sabão, entre outras coisas.” Acrescentou Benjamina.

A iniciativa de implantação do projecto dos Quiosques de Água da ADRA no distrito de Mocuba surge como um mecanismo para responder à demanda pela procura do precioso líquido, bem como para reduzir os índices de ocorrência de doenças de origem hídrica a nível daquele ponto do país.

“Os Quiosques nos ajudaram e continuam a nos ajudar, e por isso gostávamos de agradecer a ADRA e aos seus parceiros por este gesto. Temos informação de que os Quiosques serão entregues à gestão do Município, e por isso gostaríamos também de apelar ao Município para que continue a cuidar destes Quiosques de modo a não entrar em conflitos com a comunidade.” apelou Benjamina.