AVIR

União Europeia Procede o Lançamento do Projecto Avançando a Inclusão e Resiliência – AVIR no Ile, província da Zambézia

O evento decorreu na passada quarta-feira, 09, de agosto corrente, no distrito do Ile, numa cerimónia presidida pelo Administrador do Distrito de Ile, Honório Vaz. No evento estiveram presentes membros do governo provincial e distrital da Zambézia com destaque para Valério Chaessimbe, Arcangelo Amussala e Ramos Muduma das direcções proviciais da Saúde, agricultura e Género, Cirança e Mulher respectivamente.


Na ocasião, o Administrador do Distrito de Ile, Honório Vaz, destacou a apropriação do projecto que está a ser feita pelos beneficiários a nível daquele distrito, bem como os esforços do governo no apoio ao rastreio e tratamento de casos de pacientes com doenças tropicais negligenciadas, bem como a inclusão das mulheres e pessoas com deficiência nos diferentes espaços públicos de tomada de decisão

Por seu turno, David Masinde, Diretor da ADRA em Moçambique sublinhou o comprometimento da sua instituição

no alcance dos objectivos do projecto Avançando a Inclusão e Resiliência-AVIR e apontou que a construção da resiliência para as mulheres e pessoas afectadas por doenças tropicais negligenciadas é das prioridades que estão no topo deste programa, daí a necessidade de se redobrar esforços com vista o alcance destas prioridades.

Em entrevista, o Diretor do serviço distrital de actividades económicas (SDAE) do Ile, Augusto Igrejas conglaturou o projecto nos seguintes termos: “recebemos o projecto de braços abertos e com muita satisfação pelo facto de ser um projeto que inclui camadas que são muitas vezes ignoradas no processo de desenvolvimento. Portanto, os beneficiários são aquelas pessoas mais desfavorecidas, e para nós, é uma forma de inclusão para que todas as camadas da sociedade não se sintam desprezadas nem isoladas.”

O projecto AVIR, cuja implementação acaba de arrancar nos distritos do Ile, Mocuba e Lugela, tem por objectivo influenciar a prestação dos serviços públicos locais e de assegurar que as mulheres, jovens e pessoas com deficiência sejam activamente envolvidas em processos socio-económicos com vista ao seu desenvolvimento.

A nível dos três distritos visados, até aqui o programa já registou cerca de 4,039 beneficiários, e já foram estabelecidos mais de 150 grupos de Escolas na machamba do camponês (EMCs), incluindo 15 grupos inclusivos de autocuidado, 39 clubes de jovens, 89 grupos de Poupança e Crédito Rotativo (PCR) e não só.

Durante os três anos de implementação, o projecto prevê assistir perto de 7,025 agregados familiares, através do reforço das estruturas sociais de participação em governação inclusiva, promoção da equidade de género, prestação de serviços de saúde inclusivos para pessoas com deficiência, incluindo pessoas afetadas por lepra, konzo, filariose linfática de entre outras patologias incapacitantes.

* Este artigo foi produzido com o apoio da União Europeia em Moçambique e da Agência de Desenvolvimento Austríaca (ADA). O conteúdo desta publicação é da responsabilidade exclusiva da ADRA e não pode, de forma alguma, ser considerado como reflexo das opiniões da União Europeia e da ADA.