A “magia” que transformou a vida de Adélia na Comunidade de Madjuva, no distrito de Matituine, província de Mpauto

Chama-se Adélia Ubisse, uma das conselheiras de pares no projecto Clube SEKELEKA Madjuva, na localidade de Madjuva, distrito de Matutuíne em Maputo. Adélia tem 25 anos de idade e é mãe de dois filhos, dos quais um de 8 e o outro de 6 anos de idade. Ela é órfã de pai e vive com sua mãe e seus dois irmãos.

Adélia sente-se hoje orgulhosa da mulher que se tornou através das intervenções do projecto Matutuine Sexual Reproductive Healtth (MSRHP) em Matutuíne.

"Não me orgulho da vida que levava antes de adquirir conhecimentos sobre saúde sexual e reprodutiva, mas gosto da mulher que me tornei. Sou uma mulher melhor agora porque estou bem informada da minha vida sexual e reprodutiva bem como empoderamento económico” disse.

Adélia Armando tem liderado a coordenação e planificação das actividades no clube com as raparigas da localidade de Madjuva, desde 2021 e o seu empenho tem

trazido resultados brilhantes.

“As actividades são planificadas por mim, juntamente com outros mentores e conselheiros de pares, e depois são aprovadas pelos outros membros do grupo. Por exemplo, quando planificamos fazer vendas porta-a-porta, primeiro elaboramos um plano semanal, depois perguntamos aos outros membros se estão disponíveis ou não e, por fim, distribuímos as tarefas”, explicou entusiasmada Adélia.

Havia abandonado a escola, mas por conta dos ensinamentos que vem aprendendo no projecto, Adélia já regressou às aulas.



Neste momento, ela encontra-se a frequentar o 10.º ano e, assim que terminar, planeia poupar dinheiro do seu negócio de cabeleireira e dos ganhos obtidos através dos negócios do clube para pagar o curso de informática que tanto almeja fazer

a