Educação

Educação

A ADRA Moçambique trabalha na área da educação há 11 anos (8 anos em formação de adultos em alfabetização e numeracia e 3 anos em educação formal).

A ADRA Moçambique trabalha na área da educação há 11 anos (8 anos em alfabetização e formação em numeracia para adultos e 3 anos em educação formal). A ADRA tem proporcionado educação formal holística e de qualidade, sem segregação, que promove o desenvolvimento humano intelectual, físico e espiritual na Missão Munguluni, distrito de Lugela, província da Zambézia. A ADRA contribuiu para o plano nacional de expansão da educação do país, implementando um currículo abrangente e desenvolvendo a infraestrutura escolar na revitalização de uma missão que havia sido destruída durante a guerra civil. A ADRA elevou o nível de ensino do 5º ano do ensino fundamental ao 9º ano do ensino médio, onde alcançou uma taxa de aprovação de 100% por dois anos consecutivos no 7º ano.

Você está ajudando a quebrar o ciclo da pobreza.

SEU impacto

Projeto de Alimentação Escolar de Emergência

Ainda no contexto da assistência aos deslocados internos na província de Cabo Delgado, a ADRA, em parceria com o Programa Mundial de Alimentos (PMA), está implementando o Projeto Emergencial de Alimentação Escolar com o objetivo de aumentar o acesso à alimentação e melhorar a matrícula escolar em 39 escolas primárias da província de Cabo Delgado, garantindo que pelo menos todas as escolas tenham uma frequência média de 80% dos alunos em 5 distritos da província: Ancuabe, Chiúre, Metuge, Pemba e Montepuez. Com duração de sete meses, o projeto está em andamento desde 1º de setembro de 2021 até abril de 2022 e alcançará mais de 44.408 deslocados internos vulneráveis ​​e crianças das escolas de acolhimento, do 1º ao 7º ano, nas 39 escolas dos distritos mencionados.

A ADRA contribuiu para o plano nacional de expansão da educação do país, implementando um currículo abrangente e desenvolvendo a infraestrutura escolar na revitalização de uma missão religiosa destruída durante a guerra civil. A ADRA elevou o nível de educação do 5º ano do ensino fundamental ao 9º ano do ensino médio, onde alcançou uma taxa de aprovação de 100% por dois anos consecutivos no 7º ano.

A matrícula de alunos no setor formal aumentou de 263 em 2013 para 467 em 2016 (em 3 anos), e 14.800 adultos foram beneficiados com alfabetização, superando a meta de 9.000. Além disso, 7.402 agricultores concluíram um programa de alfabetização de adultos com duração de 3 anos e 13.712 foram capacitados em educação empresarial utilizando a metodologia REFLECT.

Para garantir a sustentabilidade de órfãos e crianças vulneráveis, em um projeto recentemente concluído na província de Zambézia, foram criados e formados 60 clubes de jovens agricultores (JFC, na sigla em inglês), compostos por 30 a 40 crianças cada, com idades entre 6 e 15 anos. Elas receberam treinamento em habilidades para a vida, incluindo formação em agricultura, hortas domésticas e direitos da criança, educação, família reconstituída e apoio na obtenção de certidões de nascimento.