Search
Close this search box.

Projecto Wilipihera Recebe Visita do Doador

Entre os dias 10 e 14 de Junho, as comunidades de Quissimajulo e Baixo Pinda, nos distritos de Nacala-Porto e Memba, respectivamente, receberam a visita da equipa do doador da Blue Action Fund (BAF). Esta visita enquadrou-se no âmbito do financiamento do projecto “Coastal Lifeline – Uma abordagem provincial para o empoderamento das comunidades de pescadores e agricultores para a adopção de soluções baseadas na natureza em Moçambique”, também conhecido como Wilipihera, que significa Resiliência em Emakwa.

O projecto Wilipihera tem como objectivo principal promover a adopção de abordagens de Adaptação Baseada em Ecossistemas (EbA) e Redução de Riscos de Desastres em 10 comunidades de pescadores-agricultores, distribuídas pelos distritos de Memba, Mogincual, Nacala-Porto e Ilha de Moçambique. Estas práticas sustentáveis de pesca em pequena escala e agricultura do sector familiar são essenciais para fortalecer a resiliência ambiental e económica das comunidades locais, garantindo a sustentabilidade dos recursos naturais e melhorando as condições de vida das populações.

Durante os cinco dias de visita, a equipa da Blue Action Fund, teve a oportunidade de visitar os Conselhos Comunitários de Pesca (CCP) e os campos de hortícolas estabelecidos no âmbito do projecto. Esta visita permitiu observar de perto as iniciativas e os progressos alcançados até ao momento, assim como interagir com os beneficiários do projecto, compreendendo melhor as suas necessidades e expectativas.

A visita também incluiu encontros com o Governo Distrital e outros parceiros-chave de implementação, onde foram discutidas estratégias para alinhar as actividades do projecto com as prioridades do governo no sector da adaptação baseada no ecossistema marinho e costeiro.

Estes encontros foram fundamentais para assegurar que os esforços do projecto estejam em sintonia com as políticas locais e nacionais, promovendo um desenvolvimento equilibrado e sustentável nas regiões costeiras de Moçambique.

Financiado pela Blue Action Fund, o projecto Wilipihera tem uma duração prevista de quatro anos, de Agosto de 2023 a Julho de 2027, e pretende beneficiar directamente cerca de 71.620 pessoas nos distritos de Nacala-Porto, Memba, Mogincual e Ilha de Moçambique.

Este financiamento é essencial para a implementação das actividades previstas, que incluem a capacitação das comunidades locais em práticas de adaptação baseada em ecossistemas, a criação de infra-estruturas de suporte à pesca e agricultura sustentáveis, e a promoção de estratégias de redução de riscos de desastres.

Ao longo dos quatro anos de duração do projecto Wilipihera, espera-se que as comunidades beneficiadas desenvolvam uma maior capacidade de adaptação às mudanças climáticas, reduzindo a sua vulnerabilidade a desastres naturais e melhorando a sua segurança alimentar e económica. Através da implementação de práticas sustentáveis e da criação de infra-estruturas adequadas, o projecto Wilipihera pretende assegurar a conservação e uso sustentável dos recursos naturais, promovendo um desenvolvimento equilibrado e sustentável nas regiões costeiras de Moçambique.